Tendinite: sintomas e tratamento

Tendinite é uma das lesões mais comuns entre os atleta

Tendinite é uma das lesões mais comuns entre os atletas, principalmente nos esportes de alta performance como voleibol, futebol, surf  e basquetebol.

Como o nome diz é uma inflamação nos tendões. Para sabermos  o que provoca a tendinite é essencial ter ciência de que um tendão é composto por tecidos musculosos resistentes que fazem a ligação dos músculos aos ossos, permitindo o seu movimento articular. Posto isto, quando esse tendão fica inflamado, normalmente provocado pelo atrito entre as estruturas ao seu redor, surge essa condição desconfortável.

Sintomas

São vários e podem variar de uma simples dor, incapacidade de realizar certos movimentos, fadiga muscular, falta de força para realizar tarefas diárias até  originar a total perda de mobilidade e sensibilidade.

Tratamento

É indispensável que o atleta tenha uma boa hidratação e uma alimentação rica em potássio, cálcio e sódio que são os elementos responsáveis pelas manutenção de músculos e tendões.

Nos casos iniciais, uma diminuição de atividade física e repouso é suficiente para solucionaro problema. Conforme a condição vai avançando, será necessário recorrer a um especialista, como um médico ortopedista ou fisioterapeuta, para tentar perceber em que grau se encontra a inflamação. Depois do diagnóstico, poderá ser aconselhado a tomar anti-inflamatório e fazer um programa de treino específico com acompanhamento para fortalecer e proteger a zona afetada.

Quanto tempo devo “ficar de molho”?

Cada caso tem as suas particularidades, mas de acordo com a gravidade da inflamação, tenha em mente que irá ficar afastado de suas atividades de três a 28 dias. Se os sintomas e o desconforto persistirem após mais de 30 dias, deve recorrer a exames mais precisos como uma ecografia ou ressonância magnética para diagnosticar a extensão da lesão.

Prevenção

Essa é a parte mais importante. É indispensável uma boa hidratação e uma alimentação rica em potássio, cálcio e sódio. Devem ser feitos alongamentos no início (de leve) e no fim (bem intendo) de cada jornada de exercícios, uma vez que melhoram o tónus muscular que irá funcionar como um escudo para os seus ossos e tendões.

Sair da versão mobile