É uma dúvida muito frequente entre muitas pessoas: beber sucos ou até mesmo água durante as refeições é certo ou errado? Muitos atletas dizem que esse hábito faz mal ao organismo, e que é necessário uma reeducação alimentar, outros falam que não há problemas, que na verdade é um “mito” alimentar como muitos outros.
Vamos aos fatos: o ato de comer e beber ao mesmo tempo pode sim trazer problemas, principalmente ligados à digestão.
Para uma alimentação mais equilibrada, o ideal é separar os dois alimentos de forma equilibrada. O ideal é beber seu líquido favorito 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases.
O que ocorre é que quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas nesse excesso de líquido. Essa alta concentração de água também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes.
Outra coisa que é alterada é o controle da fome, pois beber durante as refeições atrapalha o mecanismo de saciedade.
Consumindo os líquidos durante a refeição causa uma distensão da parede estomacal, que é flexível, e com isso dá uma falsa impressão ao cérebro de que o estômago está vazio e que cabe mais comida, o famoso “beber uma água para caber mais comida”.
Infelizmente a ingestão mútua de comida e bebida é um hábito cultural das pessoas, por isso é quase impossível parar, sendo necessária uma mudança gradual nesse costume.
Existem também os casos em que a pessoa sente a necessidade do líquido, principalmente as pessoas que têm salivação reduzida, e tem mais dificuldade de comer sem ingerir líquido.
Para todos esses cenários, inicialmente deve-se consumir líquidos 30 minutos antes e no máximo 1/2 copo durante a refeição. O ideal é consumir as bebidas ao final das refeições, de preferência aguardando alguns minutos, como se fosse uma pequena sobremesa.
Seja antes ou depois das refeições, a melhor bebida é a água ou os sucos naturais. Os feitos à base de frutas cítricas, por exemplo, além de hidratarem com muito sabor, ajudam à absorção de muitos mineiras essenciais que normalmente são perdidos durante o dia.
E como última dica, sempre evite os refrigerantes. Sucos naturais de laranja, tangerina, limão, abacaxi ou a mistura deles trazem mais benefícios ao corpo que essas bebidas industrializadas cheias de açúcar e conservantes.