Entenda o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para Transações Pix

Uma Salvação para Vítimas de Fraude Pix

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um conjunto de regras e procedimentos operacionais projetados para facilitar a devolução de uma transação Pix em casos onde há uma suspeita bem fundamentada de fraude ou falha operacional no sistema de TI de qualquer um dos participantes envolvidos na transação. Este mecanismo foi criado pelo Banco Central do Brasil para auxiliar possíveis vítimas de golpes com Pix e facilitar o pedido de devolução.

Quando uma pessoa percebe que foi vítima de fraude e fez uma transação Pix indevida, é essencial que ela aja rapidamente e relate o caso à sua instituição bancária. Através da infraestrutura do Pix, a instituição destinatária pode bloquear os recursos. Se a fraude for comprovada, é possível solicitar a devolução desses recursos.

Para ativar o MED e solicitar um reembolso Pix, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência e notificar seu banco sobre a fraude através do canal oficial de atendimento ao cliente. No ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, há um link direto para registrar a reclamação.

Após o bloqueio, tanto o banco do pagador quanto o possível banco do golpista têm até sete dias para analisar o caso, com o objetivo de ter certeza de que se trata de uma fraude. Se a fraude for comprovada, a instituição destinatária devolve o dinheiro à instituição do pagador, que deve fazer o crédito devido na conta do cliente.

O MED também pode ser ativado caso haja um crédito incorreto devido a uma falha operacional nos sistemas da instituição envolvida.

Fonte da notícia: Página do MED do Banco do Brasil

Sair da versão mobile