4 dicas de como colocar suas finanças em ordem

Vão parecer óbvias, mas quem está em crise não consegue observar com facilidade

No atual cenário econômico do país, fazer economias não é uma tarefa fácil, mas um pouco de planejamento cuidadoso, aliado a um orçamento estratégico, pode ajudar muito a atingir suas metas financeiras.

De várias coisas que você pode fazer (planejamento financeiro é uma ciência à parte), trago aqui algumas dicas para ajudar a cumprir nossas metas financeiras e economizar dinheiro este ano.

Essas dicas vão parecer óbvias, mas quem está em crise não consegue observar com facilidade essas pequenas saídas.

1. Evite custos extras desnecessários

Sempre avalie as suas despesas regulares e identifique quaisquer custos desnecessários que você pode reduzir ou eliminar.

Aquele pacote de canais de televisão que você não assiste, seguros no banco que você não utiliza, pacotes de serviços avançados que podem ser trocados por básicos, já que você não utiliza a funcionalidade extra e só paga pelo prazer de ser premium.

Pense bem: para que pagar um pacote de chamadas à distância grátis em seu telefones se você não usa regularmente e se um dia precisar pode pagar à parte o serviço ou contratar o pacote temporariamente?

2. Pense à curto prazo ao fazer o orçamento

Uma grande empresa projeta custos para dois ou três anos à frente, mas para nós, meros mortais, planejar com antecedência suas finanças para um ano inteiro pode ser ineficaz. Em vez disso, faça um orçamento mensal ou de acordo com a duração do seu período de pagamento. Isso deixará sua planilha dinâmica e adaptável a situação e permitirá que você altere seu orçamento com bastante rapidez, caso superestime ou subestime certas despesas.

3. Compare para encontrar um negócio melhor.

Na maior parte dos casos, você pode estar pagando mais do que o necessário em seu empréstimo, seguros, contas de serviços públicos, etc. Existem dezenas de empresas realizando o mesmo serviço e concorrendo entre si, então comparar suas opções por meio de seu corretor ou de sites especializados na área podem ajudar a encontrar o melhor negócio adequado às suas necessidades e economiza dinheiro no processo.

4. Pague e cancele seu cartão de crédito

Essa dica é meio perigosa. Cartão de crédito é uma ferramenta ótima para economizar e ganhar benefícios em suas compras, principalmente com essa nova modalidade de benefício chamada de “cash back”, mas o controle do cartão de crédito é difícil e exige uma disciplina extrema e sangue frio, e grande parte das pessoas se descontrolam no uso, principalmente para enxergar o montante da dívida quando existem muitos parcelamentos.

As taxas de juros do cartão de crédito são notoriamente altas e o uso constante sem pagamento total no final do mês pode levar a dívidas consideráveis e quando você entra no pagamento mínimo é uma luta para quebrar o ciclo à medida que os juros continuam a acumular.

Se entrou nessa situação faça do pagamento do seu cartão de crédito uma prioridade no início do ano e cancele-o assim que possível. Os cartões de débito são uma alternativa ideal, fornecendo um nível semelhante de proteção para compras online e pelo telefone, sem as taxas de juros relevantes.

E vocês tem alguma dica de rápida para economizar dinheiro? Compartilhe nos comentários!

Veja esse artigo em vídeo aqui:

Sair da versão mobile