5 sinais de que você deve cogitar mudar de profissão

Sempre fique atento aos sinais. 

Linkedin

O ser humano é uma máquina maravilhosa programada para poupar energia. Involuntariamente guiamos a nossa vida para evitar ao máximo a mudança. Vivemos para existir a maior parte do tempo em nossa zona de conforto.

Quer seja mudar de academia, trocar de casa ou acabar aquele relacionamento, aventurar-se é sempre algo assustador, que protelamos ao máximo em realizar.

O mesmo vale para nossas carreiras. Quando começa o desanimado e a insatisfação em relação a nossa função atual, é bem difícil aceitar que talvez precisemos fazer uma mudança de ares.

É claro que tem momentos pontuais em que a empresa que trabalhamos passa por períodos de intensos desafios e nessa fase o volume de trabalho pode aumentar consideravelmente. Isso pode gerar cansaço e sentimentos pessimistas em algumas pessoas. Então, como como saber se essas sensações são passageiras ou se ficarão permanentes em nossas mentes?

Se você está considerando dar o salto para um novo setor, especialidade ou mudar mesmo de profissão, aqui estão alguns sinais que indicam que você pode estar pronto para fazer esta transição em sua vida.

Você está se sentindo entediado em sua função

Se você se pega olhando para o relógio constantemente em seu escritório, é hora de considerar se sua função atual está realmente lhe fazendo feliz. Quando não nos sentimos desafiados e estimulados em nosso trabalho, o tédio e a apatia são as ferramentas que nossa mente nos entrega para passar esse tempo improdutivo.

O tédio pode ser um claro indicador de que ultrapassamos nosso limite. Uma vez que assumimos uma função por alguns meses ou anos, é tentador permanecer na nossa zona de conforto e evitar ultrapassar os limites do que esperamos alcançar. Se a organização não estiver investindo em nosso desenvolvimento profissional, é ainda mais provável que fiquemos estagnados e tenhamos uma sensação de frustração.

Quando o tédio surgir, pare um pouco para refletir sobre o que está causando esse sentimento.

Se o que você espera é mais ação, responsabilidade ou desafios novos, converse com seu gerente para discutir a novos desafios em sua carteira de funções. No entanto, se a frustração for da natureza do seu trabalho, comece a pensar em como seria o seu dia ou trabalho ideal. Isso vai te ajudar a entender quais carreiras podem valer a pena se aventurar a seguir.

Você não tem um senso de realização

No começo pode até ser tolerável, mas ninguém quer passar os dias de sua vida fazendo um trabalho que para si parece inútil e sem propósito. Experimentar uma sensação de realização em nossa carreira é muito importante, pois nos ajuda a sentir que estamos contribuindo para algo além de nós mesmos.

Se está se sentindo assim, desmotivado este pode ser um bom momento para parar e refletir. Considere quais valores são mais importantes para você nesse momento.

Reserve um tempo para se certificar de que causas realmente o iluminam e considere se isso se alinha com sua função atual. Para sua satisfação, nem sempre será necessário fazer uma mudança de carreira. No entanto, se você sentir que seu trabalho atual está em conflito com seus valores essenciais, convém explorar outras opções.

Você não está aprendendo nenhuma nova habilidade

Infelizmente, quando estagnamos em uma carreira, muitas vezes nos sentir como se estivéssemos revivendo a mesma rotina semana após semana, da mesma forma que aqueles ratinhos hamster passam o dia todo correndo em uma roda sem fim.

Quando você identificar-se nessa situação, é importante procurar maneiras de iniciar uma conversa honesta com seu gerente. Pesquise cursos ou programas em potencial que você acha que seriam valiosos para seu cargo e venha armado com algumas sugestões para levantar na reunião. De qualquer forma Esteja preparado para justificar por que esse treinamento beneficiaria você e a organização e oferece uma variedade de opções de cursos que podem ser ministrados pessoalmente e online.

No entanto, se você almeja habilidades e experiências que não se adequam ao seu setor atual, isso pode ser uma indicação clara de que vale a pena considerar uma mudança de carreira.

Você começa a odiar a segunda-feira

Se quando chega o domingo uma tristeza bate em você e a mera proximidade da segunda feira está destruindo sua capacidade de relaxar a cada fim de semana, é importante dar atenção à esses sentimentos.

Quando esse tipo de pensamentos o atingirem, anote os pensamentos que surgirem.

Escreva tudo o que está passando pela sua mente (não importa o quão pequeno ou bobo possa parecer). Esse ato de colocar a caneta no papel ajuda a evitar a ansiedade, pois você será capaz de observar claramente os padrões de pensamento distorcidos que está tendo.

No fim analise a natureza de seus pensamentos e sentimentos. Suas preocupações se resumem a uma sensação geral de insatisfação? Suas preocupações derivam do sentimento de que você não está vivendo sua paixão? Você não está seguindo seu propósito de vida? Analise criticamente por que você teme a manhã de segunda-feira e quais medidas você pode tomar para corrigir essas preocupações.

Você passa muito tempo no LinkedIn

Explorar o mercado de trabalho é um hábito que a maioria de nós adquire quando está com vontade de explorar novos horizontes. E com essa ferramenta profissional, nunca foi tão fácil entreter nossos desejos de abandonar nosso trabalho atual.

Da próxima vez que você estiver no ambiente, pare um segundo para pensar por que você está procurando por novas funções.

Separe um tempo para identificar o que está causando essa sensação de inquietação o ajudará a identificar se uma mudança de carreira é realmente o que você está procurando. Seja responsável em relação à sua carreira e suas responsabilidades, mas nunca tenha medo de ouvir sua voz interior. Quando nos permitimos ser pragmáticos, somos capazes de tomar as melhores e mais acertadas decisões sobre os rumos da nossa vida.

Sair da versão mobile